Segredo Infalível pro seu Músculo Criativo
- Elde Bueno
- 19 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Por que tanta gente acha que ser criativo é tão distante da realidade?
O que te falta não é criatividade. Vou contar um segredo infalível pra auxiliar esse músculo criativo: use recursos externos!
Pode ser o tarô, ou cartas de escrita terapêutica, ou uma imagem…
Escreva ou desenhe algo a partir desses gatilhos visuais e textuais.
Quer saber os 3 resultados incríveis que percebo no dia a dia com isso?
1. você só vai ter ideia do lixo mental que carrega na hora que conseguir esvaziá-lo da cabeça. Sabe quando você se muda e acha que tem pouca coisa, mas ao arrumar as caixas vê que não é bem assim? Pois é. O mesmo acontece com todos os pensamentos-preocupações-compromissos que você guarda na caixola. Libera esse espaço! Te garanto que o papel é um lugar mais confortável pra eles do que esse emaranhado hormonal e sensorial que é o seu cérebro.
2. Talvez você não saiba, mas escrever à mão, com papel e lápis, é comprovadamente um recurso terapêutico que o teclado do computador/celular não consegue superar. Apps de produtividade são ótimos para estruturar projetos e ideias, mas até chegar nessa etapa, acredite, a “limpeza” mental à moda antiga ainda é o melhor método — e você pode se surpreender com o resultado.
3. Apesar de eu ter usado a palavra “resultado” duas linhas atrás, o maior aprendizado que tive até hoje foi justamente o oposto: não espere um “resultado”. Assim como numa tiragem de oráculos ou numa sessão de terapia artística, o ato em si é o seu maior produto, e dele mesmo é que virão os insights e alívio, e não da produção final — mas isso não significa que você não possa escrever algo legal mesmo assim. Minhas poesias todas, por exemplo, nascem dessa forma! E eu as considero bastante importantes no meu processo de entender minhas habilidades.
Drummond não nasceu sabendo traduzir sentimentos e ideias de forma poética. Van Gogh não nasceu colorindo e dando forma a emoções. Matisse não esperava precisar se reinventar com colagens depois de ser tão reconhecido com as pinturas e ficar doente.
Sei que parece difícil, mas se você quiser se inspirar, dê uma breve pesquisada sobre a história de vida de alguém que você admira e veja que, muito provavelmente, ela começou de algum lugar próximo ao que você está hoje.
Você sabe o que realmente te falta pra começar?
Comments